segunda-feira, 29 de julho de 2013

Enigmas Dos Aquários - Histórias

 Segredos do Aquário


 
Quase toda a gente já viu um aquário na sua vida. Em casa de um amigo, num restaurante, numa festa, no comércio local ... muita gente gosta de ter aquários e vocês podem encontrá-los em quase todo o lado. 

Foto: http://aquadaily.com/wp-content/uploads/2008/11/platies.jpg

 

A palavra 'aquário' vem da palavra Latina 'Aqua' que significa água (Chocados? Claro, também eu) e 'rium' que significa local ou casa. Basicamente é uma casa de água.
Há literalmente milhares de tipos de aquários diferentes que podem comprar já e os detalhes que lhes acrescentem não serão só uma extensão - cuidado com a fronteira do ridículo.
Podem escolher de um simples globo para as crianças até um ecossistema de água, filtrado, detalhado e avançado, muitos peixes e plantas naturais (evitando as de plástico !!).


A história do Aquário
 
A forma moderna dos aquários foi desenvolvida nos 1850, mas as coisas modernas têm uma forma de deixar ecos de partes históricas. Mesmo os Sumérios tinham uma maneira de manter os seus peixes - eles tinham lagos para ter peixes selvagens até serem transformados em jantar. 
Peixes vermelhos e Koi já eram criados há tanto como há 2000 anos na China e durante a dinastia Song, os peixes vermelhos eram mantidos em bolas cerâmicas. Uma história detalhada e longa!
Os Chineses, que criaram carpas para alimento em 2000 AC, foram talvez os primeiros a criar peixes com algum grau de sucesso. A criação seletiva de peixinhos vermelhos foi depois introduzida no Japão, Onde a criação de carpas ornamentais foi aperfeiçoada. Oa antigos Romanos, que mantinham peixes por diversão, foram os primeiros aquariófilos marinhos; eles construiram lagos que eram alimentados com água diretamente do mar.
Mesmo no antigo Egipto, podemos ver um tipo de aquário - os peixes eram mantidos em piscinas rectangulares do templo, algo único e interessante e o que a maioria das pessoas nem pensa quando imaginam um aquário na história.
Ter peixes como passatempo começou realmente depois da Primeira Guerra Mundial ( de meados a finais de 1800). Enquanto que se podiam ver aquários em museus e outros. A moderna iluminação e a filtragem facilitou ter um aquário em casa.
Logo que este passatempo se enraizou ainda mais na cultura moderna, as companhias apressaram-se a pôr no mercado coisas diferentes e interessantes, bem como pesquisar meios mais eficientes para manter os peixes saudáveis e a água limpa.
Esta é a principal razão porque temos tantas opções no que toca aos aquários. Podem escolher milhares de coisas diferentes para  terem a Vossa decoração interessante e sim, até divertida.

O Grande Aquário

Um dos mais impressionantes aquários não está nos EUA, mas sim no Japão - o aquário de Osaka comporta 5,400 metros cúbicos de volume, contendo atualmente mais de 580 espécies!


 
Alguma vez pensaram se há um benefício em ter um aquário?
Há agora estudos que remontam até aos anos 80, que mostram que ter um aquário não só vos deixa mais relaxados, mas melhora a vossa saúde.
Por exemplo, os séniores que já têm um aquário  - com peixes - beneficiam de uma notória descida da tensão arterial. Basta observar os peixes para ajudar a acalmar crianças hiperativas e não, não é só isto.
Os pacientes no dentista que observaram peixes no consultório precisam de menos medicação contra a dor do que os que só esperam na sala de espera. E está demonstrado que peixes num aquário são versos de um aquário bem decorado e fazem uma grande diferença.
Surpreendidos? Muita gente não. Ah, considerem isto: muitos consultórios, salas de espera, dentistas e alas de hospitais para crianças têm um aquário com peixes coloridos.
Resumindo, quer tenham um aquário grande ou pequeno - podem ainda assim colher os benefícios de ter peixes na vossa casa e eles são excelentes animais de estimação.


Referência: http://www.freshwateraquariumsecrets.com/

Pesquisa, tradução e Adaptação:

buarquesense@live.com.pt

1 comentário:

  1. Nada como circular de carro com caixa automática !! Lancia Musa !!
    Posso, raramente, visitar Amigos / Lojas / sei lá eu ...

    ResponderEliminar