terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Como montar um Aquário Hospital

Como o próprio nome sugere, o Aquário Hospital é um Aquário ou recipiente onde isolaremos o ou os Peixes doentes, tratados pois à parte, até que estejam aptos a voltar ao Aquário principal. É extremamente importante ter um Aquário ou recipiente de reserva, para fins de tratamento.

Poderão usar qualquer recipiente destinado apenas para este fim, com capacidade entre 30 a 50L, para Peixes de porte pequeno a médio (1 - 10cm). Este aquário pode estar desativado, sendo montado apenas quando necessário.

Como montar o nosso Aquário Hospital - E que deve ou não deve ter ?

- O Aquário não deverá ter substrato, plantas, decorações, carvão ativado ou resinas;

- Utilizar um mini filtro externo ou filtro de esponja ligado a uma bomba de ar; a Água não deverá ter muita movimentação, o que pode aumentar o ‘stress’ dos peixes, que já se encontram debilitados;

- Termóstato: É mais seguro usar um aquecedor com termóstato; será necessário um termómetro;
 
 
- Encher até 50% com Água do Aquário onde estão os Peixes + 50% de Água nova, acondicionada devidamente;
 
 
Munidos dos equipamentos acima mencionados, ponham tudo a funcionar e aguardem alguns minutos antes de introduzirem os Peixes. Evitem usar qualquer tipo de Iluminação enquanto sob o efeito de algum medicamento, pois alguns perdem efeito por sensibilidade com a Luz. É recomendado cobrir pelo menos a parte superior do Aquário (a tampa) com algum pano ou similar.

Tomados todos os cuidados necessários, podem colocar os Peixes e deixem que se habituem ao novo Aquário. Se usarem medicamentos, façam-no de imediato. Daí em diante, deve ser mantida muita observação de modo a verificar qual a evolução.

Deverão trocar, diariamente, 50% do volume total de Água repondo a dose de medicamento adequada.

Como sugestão utilizem vitaminas solúveis (próprias para peixes) enquanto durar o tratamento, se bem que é melhor adicioná-las ao alimento.
 
 
 
É um investimento valioso, ajudando os Peixes a recuperar mais depressa. Em muitos casos, estas vitaminas fornecem uma rica fonte de nutrientes que podem suprir em parte a alimentação fornecida aos Peixes, que pode ser deficitária.
 
Se os Peixes estiverem muito agitados, poderá o Aquário Hospital estar montado numa área com grande circulação de pessoas. Assim, poderão acrescentar um pequeno enfeite ou tubo de PVC de modo a criar um esconderijo ou abrigo.
 
 
O tempo de tratamento poderá variar de caso para caso. Enquanto durar o tratamento dos Vossos Peixes, evitem mexer e fiquem o menos tempo possível próximo do Aquário. Só o necessário para observar o progresso do tratamento e para os alimentar. Podem usar alimentos vivos como Artemias, embebidas por alguns minutos no medicamento e distribuídas em seguida. É um método muito bom, que Vos poderá ajudar a curar mais ràpidamente os Peixes.
 
Referência: Edson Rechi

Pesquisa, Tradução e Adaptação:
buarquesense@gmail.com
 

2 comentários:

  1. Como ajudar o peixe a perder os líquidos e esvaziar o "balão" no caso da hidropisia? Tenho um que parece o peixe balão. Coloquei-o com outro que também estava inchado num recipiente de PVC escuro de 50l e fiz uma solução de terramicina. Só vejo algum progresso naquele que estava menos inchado. os olhos já não estão protuberantes embora a barriga ainda esteja. No outro, muito mais inchado , o inchaço nem olhos nem barriga parece diminuir. Não sei como alimentá-los Dou-lhes espinafres e pepino. Cortei a ração granulada, mas verifiquei que eles já não gostam dela. Não estão entusiastas com a dieta do pepino e espinafres mas parece que após várias regurgitações acabam por comer. Será a terramicina adequada? Foi o que consegui arranjar na farmácia, para uso veterinário (animais terrestres).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Boa tarde. Preciso que me confirme a taxa de NO3 do seu aquário bem como PH e kH. Que tipo de filtros tem e qual o tipo de alimentação.
      Isolar peixes só sem iluminação, água aquecida e filtrada mecanicamente.
      Sugestão: Doxiciclina 100mg para 100l de água (3 dias consecutivos) com 10% de troca de água antes da nova dosagem de medicação.
      Aguardo as suas informações e comentários.

      Eliminar