segunda-feira, 9 de maio de 2016

Que quantidade de alimento para os meus Peixes?

 
Foto: ‘colados à pastilha’ - Bryon Chin


Questão: Quanta comida devo eu dar aos meus peixes?

Resposta:
"As últimas poucas embalagens de alimentos para peixes que comprei diziam ‘não sobre dosear’. Porque é que isto é um problema, e quanto devo distribuir?"


Sobre dosear alimento é o erro mais comum cometido pelos aquariófilos. Entope o filtro, origina toxinas prejudiciais para os peixes. Apesar dos avisos nos rótulos.

Na natureza os peixes comem quando têm fome e se houver comida disponível.

Se as fontes de alimento são muitas, eles comerão várias vezes ao dia. Por outro lado, se forem poucas, podem passar dias entre cada refeição. Por esta razão, os peixes são muito oportunistas e comerão sempre que tiverem hipótese. Isso significa que se lhes oferecerem comida, eles costumam devorá-la até mesmo se não estão com fome. Tenham isso em mente na próxima vez que eles 'implorarem' por comida. Os peixes aprendem ràpidamente quem traz a comida e vão saltar para tentar a sorte de serem alimentados, mesmo que não estejam com extrema necessidade de alimentos.

Com que frequência?
Então com que frequência devem ser alimentados os peixes? Esta variará de acordo com o tipo de peixes. Regra geral a maioria dos peixes ficam muito bem com uma refeição por dia. No entanto, alguns proprietários gostam de dar duas vezes por dia. Independentemente de uma ou duas refeições, a chave é mantê-las muito pequenas. A hora não é importante, excepção para os que comem à noite, como alguns peixes gato. Se tiver destes peixes, garanta que os alimenta antes de desligar as luzes.

Há algumas outras exepções à regra de uma refeição por dia. Os herbívoros (vegetarianos) precisam de comer frequentemente pois não têm estômagos grandes com espaço para muito alimento. Na natureza eles pastam plantas todo o dia. Eles devem receber pequenas doses de alimento por dia, ou providenciar-lhes plantas frescas que eles possam mordiscar. Recém -nascidos e jovens ainda em crescimento, requerem refeições mais frequentes com produtos específicos para eles.

Quanto (ou Quantidade)

Quanto à dose a distribuir, uma boa regra de polegar é não dar mais do que os peixes não consumam totalmente em menos de cinco minutos. Se em dúvida, dêem menos! Vocês podem sempre dar-lhes outra pequena refeição se necessário. No entanto, se derem a mais devem remover a comida não consumida usando um sifão ou rede. 

Foto: http://www.petsolutions.com/C/Aquarium-Gravel-Cleaning/I/Python-No-Spill-Clean-Fill.aspx


Como última nota, lembrem-se que não é só a quantidade mas também o tipo de alimento que é importante.

Procurem ‘links’ com tabelas que mostrem a dieta mais adequada para os peixes de aquário mais populares.





Ref.ª: Shirlie Sharpe





Pesquisa, Tradução e Adaptação: buarquesense@outlook.com

Sem comentários:

Enviar um comentário